Gestão Pedagógica

Tudo sobre Gestão

Saiba Mais Sobre Gestão Pedagógica


Qual é a função do Gestor Pedagógico?

O gestor escolar tem o papel de gerir a escola a partir das diretrizes e políticas públicas educacionais, além de implementar o projeto pedagógico de maneira a garantir que os estudantes atinjam os objetivos desejados.

Assim, o objetivo central da gestão é garantir a qualidade de ensino e de aprendizagem para os alunos. Para isso, é necessário que o gestor assuma o papel de articulador entre todas as questões que envolvam a gestão pedagógica.

Quando bem gerenciada, a gestão pedagógica é a responsável por garantir os objetivos da escola, através do planejamento, do acompanhamento e da avaliação de desempenho dos alunos, dos professores e de toda a equipe escolar.

Ao assumir a gestão de uma escola, o gestor deve proporcionar condições para que ela torne o ambiente educacional horizontal e colaborativo, permitindo a participação de todas as pessoas envolvidas na comunidade escolar.

O gestor escolar tem como principais objetivos:
  • Liderar a equipe escolar;
  • Envolver a comunidade escolar e aproximar as famílias da escola;
  • Conduzir a construção do Projeto Político Pedagógico;
  • Garantir o cumprimento do calendário escolar;
  • Valorizar e coordenar os colaboradores e professores;
  • Garantir o bom desempenho dos processos de ensino aprendizagem, intervindo quando for necessário;
  • Gerir de forma transparente e responsável os recursos humanos, materiais e financeiros da escola.
Mais Informações